23 de maio de 2009

Minha origem: Refrontolo

GALERIA DE FOTOS DE REFRONTOLO
GALLERIA DI FOTI DI REFRONTOLO

Tive o imenso prazer de caminhar e visualizar a mesma paisagem que meu trisavô Giovanni Lorenzon vivenciou até o ano de 1878, antes de deixar a Itália e vir para o Brasil. Como moderador deste site, espaço que todos estão convidados a participar, vou contar a impressão que tive de Refrontolo, município de apenas 1.793 habitantes , situado na Província de Treviso, Norte da Itália. Meu nome é Hermes Lorenzon e sou jornalista.

Ho avuto l’immenso piacere di caminare e guardare lo stesso paessaggio che il mio arcavolo Giovanni Lorenzon viveva fino al’anno 1878, prima de andare via del’Italia in direzione del Brasile. Come sono il moderatore di questo sito, spazio que tutti sono invitati a partecipare, racconterò la mia impressione di Refronolo, città de soltanto 1.793 abitanti , nella Provinzia di Treviso, Nord d’Italia. Mi chiamo Hermes Lorenzon e faccio il giornalista.

Moradia / Abitazione


Molinetto della Croda
Não se tem um certeza absoluta do ponto de Refrontolo onde Giovanni Lorenzon viveu, mas tudo indica que era num povoado chamado Vallotai. Ele não costa do mapa do Google, mas o oficial do gabinete técnico da prefeitura de Refrontolo me enviou um mapa técnico com o ponto exato, o que facilitou a localização da área no Google Maps. Conforme o livro Refrontolo - Famílias e Sobrenomes desde 1624, de Giuseppe Perin, os Lorenzon habitam o povoado há três séculos. Ele fica próximo ao Molinetto della Croda, construído em 1600, o principal ponto turístico do município.

Non ha una sicurezza assoluta del punto di Refrontolo dove Giovanni Lorenzon viveva, ma tutto indica chi era nel borgo chiamatto Vallotai. Questa regione non consta nel Google Maps, ma il ufficiale dela Comune di Refrontolo me ha inviato una carta tecnica com il punto esatto. Questo facilita la ubicazione del'area nel Google Maps. Secondo il libro Refrontolo - Famiglie e Cognomi dal 1624, di Giuseppe Perin, i Lorenzon abitano il borgo da tre secoli. È localizzato vicino al Molinetto della Croda, construto in 1600, principale punto di turismo della città.

Vídeo que produzi / Video che ho fatto



Atrações / Attrazioni


Obra de Angelo Lorenzon / Opera di Angelo Lorenzon

Estive três vezes em Refrontolo. A população da cidade me pareceu bastante acolhedora. Estive numa cantina para comprar vinhos, já que grande parte da economia do município está voltada para a vitivinicultura. O produto tem fama na Itália. Um dos filhos mais ilustres do município é o artista plástico Angelo Lorenzon, pintor e escultor.

Sono andato tre volte a Refrontolo. Il popolo della città me ha sembrato accogliente. Ho visitato uno vinicolo per comprare vini. Gran parte della economia della città dipende dela produzione dei vini. Il prodotto c'è fama nel'Italia. Uno dei figli più illustre é l'artista pastico Angelo Lorenzon, pittore e scultore.

Localização / Ubicazione di Refrontolo

PONTO A (PUNTO A) = Cidade de Refrontolo / Città di Refrontolo
PONTO B (PUNTO B) = Povoado de Vallotai / Borgo del Vallotai


Exibir mapa ampliado



Glossário / Glossario

PORTUGUÊS
ITALIANO
Contar
Raccontare
Localização
Ubicazione
Parecer
Sembrare
Povoado
Borgo
Próximo
Vicino
Sobrenome
Cognome
Segurança
Sicurezza
Trisavô
Arcavolo

Fonte: Dizionario Michaelis


Mais informações / Più informazione

Para quem quer mais informações sobre Refrontolo, tenho duas sugestões de sites, um em português e outro em italiano.
Per quello che vuoi più informazioni di Refrontolo, ci sono due suggestioni di siti, uno in portuguese e un'altro in italiano

1) Em Português: PDF bastante informativo disponibilizado pela prefeitura de Ibiraçu (ES), que tem um intercâmbio cultural com o município italiano

2) In Italiano: Sito del Comune di Refrontolo.


7 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho sobrenome italiano e a unica coisa que sei é que vem do norte da italia.Gostaria de saber como consigo informações sobre os parentes que viveram na italia.Rosangela Croda

Anônimo disse...

Estou muito feliz por acessar este site.
Meu avô nasceu em Refrontolo (1915) Morou em refrontolo até os 6 anos de idade. Durante a guerra seu pai faleceu, e sua mãe resolveu vir para o Brasil com 5 filhos, sendo o meu avô o caçula, e deixou 2 irmãs em refrontolo pois elas eram casadas (Raquel e Rosa).
Meu avô contava que morava no moinho, esse que tem muitas fotos lindas.
Hoje meu avó é falecido e se chamava Carlos Denardo.
Minha avó ainda é viva e tem 90 anos, e ficou muito feliz por ter visto as fotos da cidade e do moinho.
Obrigada por proporcionar esta alegria para nós todos aqui.
Meu nome é Leurides da silva, moro em Maringá - Paraná - Brasil.

Anônimo disse...

TENHO ESSE MESMO SOBRENOME E MEU AVO E NASCIDO EM REFRONTOLO SEU NOME E CICHELANGELO LORENZON
FILHOE DE ANTONIO LORENZON E SANTA GALLON
GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O SOBRENOME
JA ESTIVE EM REFRONTOLO TAMBEM.

TALIAN RODRIGO disse...

Bom dia Hermes. Meu nome eh Rodrigo Lorenzon.Somos parentes,meio de longe mas somos.Falei com vc pelo telefone uns quatro anos atras, nao sei se lembra , pois eu estava buscando informacoes sobre a arvore genealogica da familia Lorenzon.Bom,agora passados quase quatro anos,depois de ter feito minha cidadania em Verona em 2009,estou aqui em Refrontolo e encontrei a casa do nosso bisavo Giacinto.Vi que vc esteve aqui algum tempo atras, mas nao sei se foste neste local, que como esta em seu site era Vallotai, mas agora eh uma rua que se chama Via Costa Bavera.Ali se encontra o local definido como Case dei Lorenzon.Falei com um senhor que se chama Pietro Lorenzon, que por sinal eh uma pessoa cordialissima e que nao eh da nossa linhagem, que me deu um mapa onde esta precisamente indicado o local com o nome que citei acima.Este senhor eh o gestor do Molineto della Croda, ponto turistico do local, como vc ja sabe.Estive no local com minha esposa e conversamos com a familia que mora na casa do nosso bisavo.Eles nos falaram, depois de mais ou menos uma hora esplicando tudo sobre a familia e fazendo eles acreditarem que eramos Lorenzon,um pouco sobre os antepassados e ali tivemos a certeza que era a casa do Giacinto, pois eles mesmo citaram o nome do nosso bisavo.Foi um momento unico, que nao vou esquecer nunca mais.Tirei varias fotos e fiz um video.Gostaria de saber, se possivel, se vc esteve nesse local.A maioria das pessoas falam que quanto mais longe dos parentes a gente ficar eh melhor, mas eu nao penso assim!!!!!! Espero que responda a esse comentario e ficaria muito contente se mantivessemos contato, para quem sabe um dia nos encontrarmos.Se quiser que eu envie as fotos e o video, posso faze-lo sem problemas.Um abbraccio..

Distinti Saluti,


Rodrigo Lorenzon

TALIAN RODRIGO disse...

Bom dia Hermes. Meu nome eh Rodrigo Lorenzon.Somos parentes, meio de longe, mas somos.Nao sei se vc se lembra,mas falamos por telefone uns quatro anos atras.Eu estava buscando informacoes sobre a arvore genealogica da familia Lorenzon.Agora, quatro anos depois,apos ter feito minha cidadania em Verona,me encontro em Refrontolo.Consegui chegar ate a casa do nosso bisavo Giacinto Lorenzon, que como esta no seu site fica no Borgo Vallotai, porem agora tem outro nome, que se chama Via Costa Bavera, onde se encontram as casas dos Lorenzon.Cheguei la com a ajuda de um senhor que ja foi prefeito da cidade e que eh o presidente do Molineto della Croda.Este senhor se chama Pietro Lorenzon, mas eh de uma linhagem diferente da nossa.Neste local fiz fotos e um video e tambem conversei com a familia que mora nesta casa, que por sinal sao nossos parentes,pois falaram do Giacinto.Este foi um momento unico, que nunca vou esquecer.As pessoas falam que parentes quanto mais longe eh melhor, mas eu nao penso assim e por isso peco que me responda esse comentario e que mantenhamos contato, para quem sabe num furturo proximo nos encontrarmos, visto que em agosto volto para o Brasil, depois de tres anos fora.Um abbraccio...

Distinti Saluti,

Rodrigo Lorenzon

Anônimo disse...

meu nome é Valter Marcon 72anos, nascido no Brasil,filho de Luiz Marcon, também nascido no Brasil, neto de Pedro Marcon,nascido em Refrontolo, bisneto de Antonio Marcon,também nascido em Refrontolo Portanto "sono oriundi di Refrontolo"

Anônimo disse...

Muito informativo e interessante esse site. Parabéns ao empenho do Hermes Lorenzon. Eu me chamo Richard Lourenção e meus avós paternos são Vitaliano Lorenzon e Emilia Denardo. Não sei exatamente de onde veio meu avô, mas ele falava de Refrontolo, por isso presumo que ele veio desta cidade. Espero receber contato dos responsáveis por este site para poder colaborar com informações para esclarecer nossa arvore genealógica. Meu email: roloure@hotmail.com

Postar um comentário

Esperamos seu comentário. Aspettiamo i vostri commenti.